November 2, 2018

October 30, 2018

Please reload

Posts Recentes

Movimento Autentico e Modo Operativo AND em SP, em Janeiro de 2018

December 18, 2017

Laboratórios de Verão AND Brasil 2018
Edição #1 São Paulo
TOMAR CORPO, ACONTECER
práticas ético-estéticas e práticas somáticas
Um encontro entre o Modo Operativo AND e o Movimento Autêntico

com 
Fernanda Eugenio e Soraya Jorge 
em colaboração com 
Ana Dinger, Carolina de Nadai e Naiá Delion 

Nesta primeira edição em São Paulo do Laboratório de Verão AND, escolhemos situar o nosso encontro na questão das políticas de emergência do Acontecimento, aqui abordado enquanto processo de tomada de corpo ao mesmo tempo singular e coletiva, que envolve um compromisso de constante de rematerialização da presença em disponibilidade e do afeto em gesto justo e suficiente, como condição-disposição de si para a entrada em relação conseqüente com o entorno. 
Para explorarmos coletivamente essa questão, propomos um programa combinado de práticas ético-estéticas e práticas somáticas, com foco no desdobramento das relações de reciprocidade entre o Modo Operativo AND e o Movimento Autêntico, duas ferramentas para o treino da atenção e o engajamento no comum que se dedicam à pesquisa experiencial dos modos de emergência do corpo sensível e de uma sensibilidade do/ao político. 
Empregando diferentes recursos, tanto o Modo Operativo AND (MO_AND) como o Movimento Autêntico (MA) se ocupam do treino da atenção ao momento presente e ao funcionamento das relações, trabalhando com a matéria do que já lá está e com os modos para reencontrar (um)a co-operação possível em ato. Ambos investigam, a partir de uma prática no terreno e no corpo, as modulações entre presença e ausência, dentro e fora, percepção e apreensão, afecto e partilha, foco e distração, agora e memória, singularidade e coletividade, desejo e responsabilidade.
Ao longo de uma semana de trabalho imersivo, propomos introduzir os participantes nas duas práticas para, a seguir, experimentarmos juntos modos de combinar as ferramentas do MA – o movedor , a testemunha e o campo de potência para o bodyfullness que se instaura entre ambos – com as do MO_AND – a ética de incorporação do acidente, a desfragmentação de si e a prática da re-paragem através do (contra)dispositivo do jogo que-como-quando-onde. Apostamos que as duas abordagens podem funcionar como anticorpo uma da outra e, colocadas em conversa, estimular os praticantes a (re)questionarem e a (re-)abrirem os seus (e os nossos) modos de fazer.
No desenho deste laboratório, incluímos também uma atenção aos modos como se chega e se parte: a cada dia iniciaremos com uma prática de sintonização, a fim de encontrar o possível para hoje e voltarmos a nos situar aqui-agora, e terminaremos com uma prática de inventário, a fim de integrar e fazer depositar a matéria sensível revolvida ao longo da jornada de trabalho.

+ SOBRE OS LAB VERÃO AND BRASIL
Os Laboratórios de Verão AND Brasil propõem-se como experiência imersiva na investigação situada das políticas da convivência através da prática do Modo Operativo AND em conversa com diferentes ferramentas para a escuta recíproca, a composição coletiva e a recomposição de um corpo sensível. Este programa foi desenhado como versão compacta das Escolas de Verão AND que acontecem todos os anos, no mês de julho, na sede do AND Lab em Lisboa, procurando reinventar com diferentes parceiros e colaboradores locais – este ano no Rio de Janeiro e em São Paulo – as condições para a instalação de uma zona temporária de atenção e pesquisa aberta a todos os interessados na experimentação com ferramentas ético-estéticas para o viver-juntos.

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

Investimento: R$ 1100 (com café e lanche incluídos), podendo parcelar em até 3 vezes sem juros;

Descontos e Bolsa
- Inscrição Antecipada - 30% de desconto (não acumulável com outros descontos e bolsa. Essa modalidade é válida para inscrições realizadas até 31 de dezembro de 2017)
- Traga um amigo - 10% de desconto por cada amigo (não acumulável com outros descontos ou bolsa; para inscrições feitas em simultâneo)
- Estudantes – 5 bolsas de 50% atribuídas por ordem de inscrição

Hospedagem
- 5 vagas de hospedagem em casas de outros participantes do curso, atribuídas por ordem de inscrição, somente para pessoas de fora de SP (acumulável com outros descontos ou bolsa)

Inscrições pelo e-mail: modoandsp@gmail.com

 

Share on Facebook
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square

© 2023 by Annex. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now