top of page

Soraya em Lisboa

DOIS EVENTOS


[under]stANDing | Restaurar e Endobrar: MO_AND & Movimento Autêntico

Centro Upaya em Lisboa, recebe a Disciplina do Movimento Autêntico


AND LAB [under]stANDing | Restaurar e Endobrar: MO_AND & Movimento Autêntico

ESCOLA DO REPARAR 2023.2 | Ed#4 Módulo '[under]stANDing' | Investigação Continuada do Coletivo AND com partilhas públicas ao longo da edição anual

Práticas de Reparagem e Testemunho: Restaurar e Endobrar: Modo Operativo AND e Movimento Autêntico Com Fernanda Eugenio e Soraya Jorge Sexta a domingo, 8, 9 e 10 de dezembro | 10 às 13h e 14h30 às 18h30

A proposta deste workshop:


Nesta edição das Práticas de Reparagem e Testemunho, integrada no programa (under)stANDing de investigação-criação da Escola do Reparar 2023, propomos a aproximação entre dois conceitos surgidos recentemente no âmbito de cada prática: o restaurar e o endobrar, criados, respectivamente, por Fernanda Eugenio e Soraya Jorge.


Do Modo Operativo AND, trazemos a questão da restauração enquanto trabalho íntimo-político de auto-reparação, a partir da frequentação de um estado de descanso profundo, entrega e rendição, que permite acessar a vibração do Amparo, e de um trabalho de re-historiação de si, dedicado a des-ilusionar do ponto de vista individual, acessando a 'vista do ponto' e, assim, também a vibração do Encanto. Do Movimento Autêntico, trazemos o endobrar como investigação vívida da palavra enquanto oferenda de presença, sentida no caminho do ventre à boca, instaurando um espaço de interpessoalidade empática: palavra falada com a "própria baba", úmida como a terra pelos fluxos do todo corposoma. "Falar com a própria baba" é performance de corpo inteiro, em estado de atenção especial ao que continua se movendo quando e enquanto se fala, acompanhando os pequenos movimentos condensados no dar voz à experiência.

> Para saber mais sobre a escola do reparar clique aqui.


ONDE:

Espaço AND Lab (metro à porta), Av. Infante Dom Henrique 334 | Edifício Expresso, piso 3 - Salas 9-10 | Lisboa, Portugal


Detalhes Aviso às queridas pessoas do Brasil: este é um evento presencial em Portugal, pelo que as inscrições são somente em moeda local (€). INFORMAÇÕES:

  • Carga Horária Total: 21h

  • Língua: o workshop será orientado em Português. Poderá haver tradução para o inglês ou para LGP, sob demanda de inscrição.

  • Pré-requisitos: não há. Recomendamos, a quem não tiver familiaridade com o Modo Operativo AND, assistir antes à websérie que será oferecida como bônus nesta inscrição, conforme detalhado a seguir.


 


Centro Upaya O workshop “A experiência singular em movimento e pausa, do gesto e da palavra é imensa criação do todo.”, será ministrado por Soraya Jorge.



datas e horários

1 & 2 dezembro 2023 9:00 – 13:00 | 14:30 - 18:30 3 dezembro 2023 9:00 – 13:00 | 14:30 - 17:30


A Disciplina do Movimento Autêntico (DMA), assim denominada por sua criadora, Janet Adler, é uma Abordagem Somática-Relacional de pesquisa-prática do movimento, da observação do gesto e da palavra. Mover, Testemunhar, Ouvir, Falar. Nomeadamente uma Prática do Testemunho. Do Testemunho como consciência corporificada cultivada, a partir da relação de, no mínimo, duas pessoas, de como a relação nos move e afeta: - Na função de Movedora, uma pessoa que fecha os olhos e exercita a escuta, a percepção de seus impulsos de movimento/pausa, expressando ou contendo, e discernindo o conteúdo reprimido. O aprendizado da modulação é praticado no processo da prática. - A outra pessoa, na função de Testemunha, que de olhos abertos e em pausa, numa posição vertical, observa a movedora e como é movida por ela. “O que me move, como movo o que me move, como sou movida pelas pessoas, coisas e acontecimentos? Quais são os meus modos conhecidos de agir, reagir, mover? Quais são os pequenos novos que estão acontecendo no momento presente?” A contínua investigação sobre a apropriação dos próprios julgamentos, interpretações, pensamentos, sensações, emoções e imagens; sobre o outro e sobre si, a construir, assim, um terceiro componente: a Testemunha Interna. Exercitamos, nesse campo relacional, a linguagem não projetiva, diferenciando o falar a experiência do falar sobre a experiência. A DMA é um imenso recurso utilizado por pessoas que são terapeutas, psicoterapeutas, artistas, educadoras, espiritualistas (seekers), ecologistas, improvisadoras/performers, meditadoras, mediadoras de conflito e pesquisadoras, dentro e fora do ambiente acadêmico. A pessoa tem a oportunidade de pesquisar e vivenciar caminhos em/de movimento, que tocam temas fronteiriços entre consciente/inconsciente, visível/invisível, audível/inaudível, pausa/movimento, som/silêncio, nos quais a experiência somática de dualidade encontra veias possíveis para o paradoxo e para a unidade vibracional. Vemos no outro o que está em nós. Ecoamos e recebemos reverberações. Dizemos o que nos diz. É também de nós o que o cosmos fala.


Para mais informações contacte:

https://upaya.pt/curso/disciplina-movimento-autentico/ Ana Ramos t: +351 916 004 214 (enviar sms pff) ou Centro Upaya t: +351 913 590 753 e: geral@upaya.pt

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page